quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Constituição do computador

Um computador é constituído por dois elementos básicos: Hardware e Software :


O hardware, ferramental é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos.


Os componentes de Hardware estão agrupados em dois conjuntos: Unidade de sistema e periféricos


A unidade de sistema tem:





Processador - é o "cérebro" do computador. Este é responsável por executar todas as funções existentes no computador







Memória RAM - (Random Access Memory), ou memória de acesso aleatório, é um tipo de memória primária que permite a leitura e a escrita, em sistemas electrónicos digitais. A memória RAM é volátil, isto é, todos os dados se perdem quando o computador está desligado. Existe também a memória ROM, que armazena permanentemente os dados.





Disco Rígido – também conhecido por HardDisk (HD), serve para armazenar sempre os dados até estes serem removidos, precisamente o contrário da memória RAM… Se o computador estiver desligado, não se perdem dados nenhuns.




Placa principal (motherboard) – é a base onde se encontram circuitos electrónicos impressos e as memórias ROM e onde se vão instalar todos os componentes internos do computador, desde o processador, memória RAM, discos, placas de som, entre muitos outros…




Placa de vídeo ou placa gráfica – é um componente do computador que envia sinais deste para o monitor, para que possam ser apresentadas imagens ao utilizador.



Placa de Som – é um dispositivo que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão AD (Analogico-Digital) e DA (Digital Analógico) respectivamente




Placa de rede - também chamada adaptador de rede ou NIC é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores com a rede. A sua função é controlar todo o envio e recepção de dados através da rede.



Uma fonte de alimentação é um aparelho ou dispositivo eletrônico constituído por 4 blocos de componentes elétricos: um transformador de força (que aumenta ou reduz a tensão), um circuito retificador, um filtro capacitivo e/ou indutivo e um regulador de tensão.
Uma fonte de alimentação é usada para transformar a energia elétrica sob a forma de corrente alternada (CA) da rede em uma energia elétrica de corrente contínua, mais adequada para alimentar cargas que precisem de energia CC.
Numa fonte de alimentação do tipo linear, a tensão alternada da rede elétrica é aumentada ou reduzida por um transformador, retificada por diodos ou ponte de diodos retificadores para que somente os ciclos positivos ou os negativos possam ser usados, a seguir estes são filtrados para reduzir o ripple (ondulação) e finalmente regulados pelo circuito regulador de tensão.
.........................................................................................................................................................................
Os periféricos típicos são:




O rato é um periférico.O rato funciona como um apontador sobre o ecrã do computador e disponibiliza normalmente quatro tipos de operações: movimento, clique, duplo clique e arrastar e largar (drag and drop).






O teclado de computador é um tipo de periférico utilizado pelo usuáro para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções, baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever. Basicamente, os teclados são projetados para a escrita de textos, onde são usadas para esse meio cerca de 50% delas




Um monitor de vídeo, ou simplesmente monitor, é um dispositivo de saída do computador que serve de interface visual para o usuário, na medida em que permite a visualização dos dados e sua interação com eles. Os monitores são classificados de acordo com a tecnologia de amostragem de vídeo utilizada na formação da imagem. Atualmente, essas tecnologias são duas: CRT e LCD. À superfície do monitor sobre a qual se projeta a imagem chamamos tela, ecrã ou écran.






Em computação, um scanner é um dispositivo óptico que digitaliza imagens, texto impresso, manuscrito, ou um objeto, e converte-la para uma imagem digital. Common examples found in offices are variations of the desktop (or flatbed) scanner where the document is placed on a glass window for scanning. Hand-held scanners , where the device is moved by hand, have evolved from text scanning "wands" to 3D scanners used for industrial design, reverse engineering, test and measurement, orthotics, gaming and other applications. Os exemplos comuns são as variações encontradas nos escritórios da área de trabalho (ou flatbed) scanner quando o documento é colocado em uma janela de vidro para digitalizar. Portáteis de scanners, quando o dispositivo é movido pela contrapartida, têm evoluído a partir de texto scanning "wands" para 3D scanners utilizados para o desenho industrial, engenharia reversa, teste e medição, ortopedia, jogos e outros aplicativos. Mechanically driven scanners that move the document are typically used for large-format documents, where a flatbed design would be impractical. De que varredores mecânicos mover o documento normalmente são usadas para documentos de grande formato, quando um flatbed design seria impraticável.


.........................................................................................................................................................................
SOFTWARE:


Software, logiciário ou programa de computador é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento

Sem comentários: