quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Segunda Geração de computadores,transistors: 1956 a 1965

TRADIC



A substituição dos tubos de vácuo por transistores tornaria possível se ter computadores de menores dimensões e maior confiança. Inventado em 1948 pela Bell Laboratories, levou-se alguns anos de desenvolvimento para que o transistor se tornasse compatível para uso em computadores. Apenas em 1954, a Bell Labs construiu o primeiro computador transistorado, o TRADIC (Transistor Digital Computer). Utilizando 700 transistores e 10.000 diodos de germânio, o TRADIC foi construído em atenção a um pedido da força aérea norte-americana que havia se interessado no pequeno peso de tal computador para utilização como sistema embarcado. O TRADIC também possibilitou validar a durabilidade desse novo conceito de computador ao ter apenas 17 componentes queimados ao longo de 2 anos de operação continua.






IBM 7090

No inicio dos anos 60, por meio de técnicas de simulação, a viagem do foguetão Saturno à Lua, foi «voada» milhares de vezes no computador IBM 7090, antes daquela se tornar num voo real. O 7090 totalmente transistorizado executava 229 000 operações por segundo. Em 1960, foi incorporado pela IBM no modelo 7090, o primeiro computador comercial com transístores da história. Antes disso, já William Shockley tinha saído do Bell Labs para fundar a Shockley Semiconductor na Califórnia, em 1955. Em 1957, um grupo de engenheiros saiu da Shockley para fundar a Fairchild Semiconductor. Entre estes estavam Robert Noyce e Gordon Moore, que viriam a fundar a Intel. Bob Noyce queria simplificar a quantidade de dispositivos dentro dos computadores. Queria obter mais com menos, meta também perseguida por outro engenheiro, Jack Kilby, que trabalhava na Texas Instruments.


1 comentário:

Ana Heto disse...

Hoje utilizei o site de vcs. Queria saber mais sobre a evolução do computador relacionando ao momento histórico vivido. Por exemplo as viagens espaciais exigiram equipamentos menores e mais leves... Vlw!