quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Base de Dados

Bases de dados (ou bancos de dados), são conjuntos de registros dispostos em estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e produção de informação. Um banco de dados normalmente agrupa registros utilizáveis para um mesmo fim.
Uma base de dados é normalmente mantida e acedida por meio de um software conhecido como Sistema Gestor de Base de Dados (SGBD). Normalmente um SGBD adopta um modelo de dados, de forma pura, reduzida ou estendida. Muitas vezes o termo banco de dados é usado como sinônimo de SGDB.
O modelo de dados mais adoptado hoje em dia é o modelo relacional, onde as estruturas têm a forma de tabelas, compostas por tuplas (linhas) e colunas.
Utilização

Os bancos de dados são utilizados em muitas aplicações, abrangendo praticamente todo o campo dos programas de computador. Os bancos de dados são o método de armazenamento preferencial para aplicações multi-utilizador, nas quais é necessário haver coordenação entre vários usuários. Entretanto, são convenientes também para indivíduos, e muitos programas de correio eletrónico e organizadores pessoais baseiam-se em tecnologias padronizadas de bancos de dados.
Um base de dados é um conjunto de informações com uma estrutura regular. Um banco de dados é normalmente, mas não necessariamente, armazenado em algum formato de máquina legível para um computador. Há uma grande variedade de base de dados, desde simples tabelas armazenadas em um único arquivo até gigantescos base de dados com muitos milhões de registos, armazenados em salas cheias de discos rígidos.
Bancos de dados caracteristicamente modernos são desenvolvidos desde os anos da década de 1960. Um pioneiro nesse trabalho foi Charles Bachman.



quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Ficheiros

Em informática, um arquivo (português brasileiro) ou ficheiro (português europeu) é um agrupamento de registros que seguem uma regra estrutural, e que contém informações (dados) sobre uma área específica, registrados no disco rígido de um computador.
Estes arquivos podem conter informações de qualquer tipo de dados que se possa encontrar em um computador: textos, imagens, vídeos, programas, etc. Geralmente o tipo de informação encontrada dentro de um arquivo pode ser prevista observando-se os últimos caracteres do seu nome, após o último ponto (por exemplo, txt para arquivos de texto sem formatação). Esse conjunto de caracteres é chamado de extensão do arquivo.
Como os arquivos em um computador são muitos (só o sistema operacional costuma ter centenas deles), esses arquivos são armazenados em diretórios (também conhecidos como pastas).



Dados e informação

Dados


são representações codificadas de factos ou eventos, objectos, pessoas ou outros tipos de entidades




Informação



é o conjunto de dados, devidamente organizados e ordenados, a fim de terem significado.



segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Problemas com periféricos

Teclado
O Windows permite configurar certos aspectos dos teclados, como por exemplo alinguagem do teclado. Para configurar um teclado abra o painel de controlo e escolha a opção Propriedades do teclado.Limpar um teclado. Os teclados acumulam todo o tipo de sujidade, particularmente se o utilizador docomputador come, fuma ou bebe perto dele. Para limpar um teclado vire-o ao contrário eabane-o. Use também um aspirador para retirar a sujidade do seu interior.Se houver necessidade de lavar o teclado, remova as teclas. Lave-as com água, depreferência destilada, limpe tudo direitinho e volte a colocar as teclas. Este passo deve ser usado apenas se o teclado necessitar mesmo de uma limpeza profunda e deve ser efectuadocom cuidado.
Reparar problemas com o teclado.

Os teclados são tão baratos que não costuma ser necessário perder muito tempo a reparalos.
Contudo, se o teclado não funcionar, podem ser adoptadas as seguintes medidas:

· Reinicie o computador (este passo resolve muitos problemas).

· Vire o teclado ao contrário e com um clip tente retirar algum objecto que possa estar a provocar problemas. Podem existir objectos por baixo de uma tecla.

· Verifique se os cabos estão bem ligados.

· Se o teclado possui uma ligação USB, ligue-o a outra entrada.

· Tente ligar o teclado noutro computador para verificar se este funciona. Se não,
substitua-o.

· Se tem um teclado PS/2, substitua-o por um modelo USB.
Rato
Os ratos modernos funcionam através da entrada USB e possuem sensores ópticos. Estessão os mais aconselhados.
Problemas com o rato
O Windows permite configurar o rato e modificar o modo como este se comporta,alterando a rapidez de movimentos e a funcionalidade de cada tecla. Para configurar um ratoabra o painel de controlo e escolha a opção Propriedades do Rato.
Se um rato não funciona bem deve verificar se os cabos estão bem ligados, limpa-lo everificar se está bem configurado. Se estes passos não resolverem o problema, substitua-o.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Problemas com o disco rigido

Discos Rígidos








A dinâmica de funcionamento do disco rígido é bastante complexa, embora ele efectueapenas dois comandos, leitura e gravação. Quando o utilizador digita um comando degravação, este envia o arquivo a ser gravado na forma de impulsos electrónicos por um circuitológico que movimenta a agulha sobre uma ou varias laminas revestidas por uma películamagnetizável e então o arquivo é magneticamente gravado

Recuperação de dados

Dados perdidos são sem dúvida um dos problemas mais temidos por parte dos utilizadoresde computadores. A primeira tentativa de recuperação de dados deve ser feita através desoftware específico para essa tarefa. É aconselhável fazer uma pesquisa sobre quais osprogramas que existem no mercado. Um programa Opensource de recuperação de dados emdiscos é o TestDisk (http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk).
Os softwares de recuperação de dados possuem, na sua maioria, uma técnica própria de
recuperação, o que os torna únicos na forma de exercer sua função, podendo um determinado
aplicativo atingir melhor desempenho onde outro falhou.


Sectores defeituosos

No caso dos sectores defeituosos (bad clusters), não existem soluções e a melhor saída éisolar a área danificada. Podem-se isolar estes sectores danificados através de uma formataçãode baixo nível e através da execução de um scandisk.

Sector zero/Master Boot Record

A perda do master boot record é um problema frequente. Neste caso o disco funciona perfeitamente mas perde a capacidade de realizar o ‘boot’.
Em alguns casos de discos danificados a manutenção parece ser realmente impossível.
Instalar um disco rígidoOs procedimentos habituais para instalar um disco rígido são os seguintes:
· Configure o disco como master ou slave.

· Instale o disco na caixa.

· Ligue o cabo de dados ao disco (PATA ou SATA).

· Ligue o cabo de corrente.

· Ligue o computador e entre na BIOS. Observe se o disco surge nas descrições dosdispositivos.













segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

o Post

Durante o boot, a BIOS realiza uma série de testes, cuja função é determinar comexactidão os componentes de hardware instalados no sistema. Este teste é chamado de Post(pronuncia-se poust), ou "power-on self test". Os dados do post são mostrados durante ainicialização, na forma daquela tabela que aparece antes do carregamento do sistemaoperativo, indicando a quantidade de memória instalada, assim como os discos rígidos, drivesde disquetes, portas serias e paralelas e Drives de CD-Rom padrão IDE instalados nocomputador.

Após terminado o post, a BIOS gera um relatório informando detalhes sobre ohardware instalado no computador, permitindo saber sem margem de erro detalhessobre sua configuração. Para paralisar o ecrã tempo suficiente para ler todas asinformações, basta pressionar a tecla "Pause/Break" do teclado

Mensagens de Erro

A função do Post é verificar se tudo está a funcionar correctamente. Caso seja detectadoalgum problema num componente vital para o funcionamento do sistema, como as memórias,processador ou placa de vídeo, a BIOS emitirá uma certa sequência de bips sonoros, alertando16sobre o problema. Problemas menores, como conflitos de endereços, problemas com oteclado, ou falhas do disco rígido serão mostrados na forma de mensagens no ecrã.

O código de bips varia de acordo com a marca da BIOS (Award ou AMI por exemplo) oumesmo, de uma placa mãe para outra. Geralmente o manual da placa traz uma tabela com assequências de bips usadas. Apenas como referência no caso da ausência do manual da placamãe, segue uma pequena lista de bips padrão em BIOS AMI:

Bips: Um longo.
Problema: algo se passa com a memória.
Solução: remova a RAM e volte a colocá-la.

Bips: Um longo, dois curtos ou um longo e três curtos.
Problema: placa gráfica ou a memória desta última.
Solução: substitua a placa gráfica ou a sua memória

Bips: Contínuo.
Problema: isto é causado normalmente por um problema de memória, mas também podeindicar problemas de vídeo.
Solução: volte a colocar ou substitua a memória e/ou a placa gráfica.

Geralmente quando tudo está funcionar, independente da marca, a BIOS emite um bipdurante a inicialização do computador, este não deve ser confundido com os anteriores. Senenhum som está sendo emitido quando se inicializa o sistema, verifique se o fio do som estáligado correctamente.
Quando são detectados problemas menores durante o post, que não impedem ofuncionamento do sistema, ao invés de bips são mostradas mensagens de erro no ecrã,indicando o problema.