As descargas electrostáticas são resultantes do desequilíbrio de cargas gerado pelo atrito entre objectos de determinados tipos de materiais, esecialmente aqueles que apresentam uma grande resistência eléctrica superficial1. O fenómeno pelo qual um determinado material perde ou ganha cargas gera tensões electrostáticas em relação à terra ou a outros objectos. A tendência de um material com desequilíbrio de cargas é voltar ao equilíbrio electrostático. Durante o retorno ao equilíbrio, o fluxo de cargas gera uma descarga eléctrica com um tempo de duração muito pequeno (da ordem de dezenas de nanossegundos). Este fenómeno pode ser visualizado na forma de um pequeno arco eléctrico; no entanto, na maioria das vezes a descarga ocorre sem que sua presença seja sentida. Uma ESD envolve correntes de alguns poucos amperes e tensões de até 35 mil volts. As descargas não são prejudiciais ao ser humano porque a energia dissipada é muito pequena.
As descargas electrostáticas provocam energia proveniente de uma descarga electrostática pode danificar severamente diversos tipos de Equipamentos electrónicos, como cartões de automação, relés electrónicos e equipamentos microprocessador em geral. O dano ocorre pela passagem da corrente da descarga (ou de uma parte desta) por componentes sensíveis de um equipamento - em geral, circuitos integrados e transístores. No interior destes componentes existem condutores eléctricos com espessura centenas de vezes inferior à de um fio de cabelo. Estes condutores podem ser rompidos facilmente pela passagem da corrente da descarga,através da dissipação da energia (efeito Joule). Os pequenos condutores não resistem ao aquecimento excessivo e terminam rompendo-se, causando um dano definitivo no equipamento afectado pela descarga2.
____________________________________________________________________
As soluções para evitar os efeitos ESD são:
Existem diferentes formas de atenuar o efeito das descargas electrostáticas ou mesmo impedir sua ocorrência2. As soluções em geral são simples e de custo reduzido, permitindo um efectivo ganho de confiabilidade em processos de manutenção, operação e armazenagem de equipamentos e componentes. As principais técnicas são apresentadas a seguir:
6.1 Utilização de acessórios adequados Como regra geral, jamais deve-se manusear o circuito electrónico de um equipamento desnecessariamente. Quando tal procedimento for necessário no caso de instalação ou manutenção de um equipamento ou cartões electrónicos, deve-se sempre utilizar medidas de Prevenção, apresentadas a seguir:
Pulseira anti-estática: é uma pulseira conectada a um cabo aterrado que permite que qualquer acumulo de cargas no corpo do operador do equipamento seja desfeito com o retorno ao equilíbrio. A pulseira possui um resistor (1 M) acoplado em série para limitar a corrente de curto circuito, protegendo o usuário caso o mesmo venha a tocar em algum componente energizado.
Manta dissipativa: a manta dissipativa é necessária para a execução do procedimento de manutenção de um equipamento electrónico sensível. A manta é composta de um polímero dopado capaz de conduzir corrente eléctrica com uma certa resistência característica. As cargas eléctricas geradas na mesa de manutenção ou em objectos nela situados são eliminadas através do eléctrodo de aterramento da manta. Assim como na pulseira, no cabo de enterramento da manta também é instalado um resistor (1 M) para a limitação de uma eventual corrente de curto circuito.